Durante sessão plenária desta terça-feira (18/02), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, defendeu a nova gestão do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Segundo o parlamentar, a população tem respondido positivamente às mudanças e ressaltou que todas as ações do Governo do Estado têm como objetivo melhorar a qualidade do atendimento na saúde.
Em seu pronunciamento, o parlamentar criticou especulações sobre a mudança na administração do 28 de Agosto e afirmou que a população precisa dar oportunidade à nova gestão.
“Tem muitas histórias, muitas falácias. A gente precisa dar oportunidade e torcer para dar certo, e torcer que a OS [Organização Social] faça um bom trabalho. Eu vejo que a intenção do governo é acertar, da forma que estava não dava para continuar”, declarou.
O deputado também citou que as primeiras avaliações da nova gestão indicam melhorias.
“Hoje, o que eu vejo, é as pessoas começando a falar bem. Recentemente, o governador Wilson Lima apresentou um projeto para diminuir as filas, está contratando médicos e, para os daqui do Amazonas que não querem ser contratados, estão vindo médicos de outros estados”, explicou.

O parlamentar enfatizou que espera ver os números oficiais para avaliar o impacto da mudança, mas destacou que as informações preliminares apontam avanços.
“Naturalmente, a nova gestão vai otimizar os trabalhos. Agora eu quero ver os números e os que estão chegando até mim é que está melhorando. Se vier a piorar, vamos cobrar aqui também”, garantiu.
Veja o um trecho do discurso:
🔴Roberto Cidade defende nova gestão do 28 de Agosto: "A intenção do governo é acertar" pic.twitter.com/7Uupyj1bYx
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 18, 2025
Saiba mais:
- Roberto Cidade justifica redução de sessões na Aleam para calar biscoiteiros: “Leiam o projeto”
- Cresce 80% o número de cirurgias no Hospital 28 de Agosto, destaca governador
Nova gestão do 28 de Agosto
Desde dezembro de 2024, o Governo do Estado contratou a Organização Social Agir (Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde) para administrar o Hospital 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, unificando as unidades no Complexo Hospitalar Sul. O contrato firmado com a Agir tem um investimento de R$ 2 bilhões e vigência de 60 meses (cinco anos).
A expectativa é que a nova gestão traga melhorias significativas na qualidade do atendimento à população, reduzindo filas e otimizando os serviços de saúde no Amazonas.
