O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) entrou na onda e publicou uma brincadeira em suas redes sociais onde exalta o discurso do pai em inglês, ocorrido no domingo (6/4) na Avenida Paulista (SP) em ato pró-anistia aos condenados e investigados pelos ataques do de 8 de janeiro de 2023.
Sátira da fala de Bolsonaro
No vídeo postado pelo filho de Jair Messias, um brasileiro residente nos Estados Unidos interpreta cada parte da frase dita em inglês pelo ex-presidente, de uma forma bem humorada com a legenda “fulano seis anos nos Estados Unidos e o inglês como tá”.
“O mundo inteiro agora sabe que um vendedor de pipoca e outro de algodão doce estão sendo condenados por tentativa de golpe de Estado Armada”, declarou Flávio no seu perfil com 5,4 milhões de seguidores no instagram.
Leia mais
Eleições 2026: Movimentação de Wilson indica aliança de União Brasil com PL; entenda
Pai de Santo de Anitta participa de manifestação pró-anistia ao lado de Bolsonaro
A frase que gerou a polêmica foi em relação a suposta injustiça sofrida por manifestantes do 8 de Janeiro acusados de golpe. Segundo o ex-presidente são apenas “pipoqueiros e sorveteiros”.
A dificuldade com o idioma foi reconhecida pelo ex-presidente na mesma manifestação. “Eu não falo inglês. É uma grande falha da minha formação”, declarou, antes de criticar a acusação de golpe contra pipoqueiros e sorveteiros. “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup d’État in Brazil”, declarou.
Apoiadores do ex-presidente classificaram o ato como uma “jogada de mestre”: para eles, Bolsonaro expôs suas limitações propositalmente, para chamar atenção.
Ver esta publicação no Instagram
O ato a favor da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro reuniu cerca de 44,9 mil manifestantes, segundo metodologia do Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common, que consiste em usar imagens da multidão, capturadas por drones.
A contagem foi feita no momento de pico da manifestação, às 15h44, a partir de fotos aéreas analisadas com software de inteligência artificial.


