Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os jovens envolvidos na morte do adolescente, Fernando Vilaça, de 17 anos, sendo castigados por uma facção criminosa.
Fernando morreu após ser brutalmente espancado no bairro Grande Vitória, zona Leste de Manaus, após questionar seus agressores o motivo de ser constantemente perseguido por eles.
Nas imagens, os faccionados aparecem castigando os jovens com uma palmatória. “Vai ser disciplinado. Se tirar vai ser mais, hein” diz a voz masculina enquanto os jovens sofrem o castigo.
Entenda o crime
Fernando morreu após ser brutalmente espancado na tarde deste sábado (5/7). De acordo com relatos da comunidade, Fernando era alvo frequente de bullying e provocações, inclusive com insultos homofóbicos, apesar de sua família afirmar que ele não era homossexual. Termos ofensivos e deboches eram constantes, transformando sua rotina em um ciclo de violência verbal e humilhações.
Na tarde da agressão, o jovem saiu de casa apenas para comprar leite quando foi mais uma vez provocado. Ao tentar conversar com os agressores e entender o motivo das constantes ofensas, foi atacado com violência extrema.
Leia mais
Homofobia: adolescente de 17 anos morre após espancamento em Manaus
Corpo em decomposição é encontrado em Igarapé no Centro de Manaus
Ele chegou a ser socorrido com vida, deu entrada no Hospital Platão Araújo e depois foi transferido ao Hospital João Lúcio, onde passou por cirurgia. No entanto, seu estado se agravou e a morte encefálica foi confirmada horas depois.
Descrito por vizinhos como um jovem tranquilo, estudioso e de hábitos simples, Fernando vivia entre a casa e a escola. A comunidade, agora abalada, exige respostas e ações das autoridades.
A Polícia Civil confirmou que as investigações seguem em curso para apurar todas as circunstâncias do crime, inclusive possíveis conexões com o vídeo.