Na tarde desta terça-feira, 1º, quatorze novos ônibus coletivos foram entregues a população em Manaus. De acordo com chefe do Executivo municipal, a meta é entregar mais 110 até o final deste ano.
David Almeida explicou que, alcançando a meta estabelecida para 2023, a sua administração totalizará 286 novos veículos introduzidos na frota manauara, sendo todos com ar-condicionado.
“Quando assumimos a prefeitura, não tínhamos ônibus com ar-condicionado. Hoje, temos mais de 200. Entregamos mais 14 de um total de 150 ônibus que entregaremos até o final deste ano. Vale ressaltar que destes, 12 serão elétricos e já devem chegar no próximo mês em nossa cidade. Esses ônibus que estamos entregando são especiais. Manaus é a primeira capital brasileira a utilizá-los. São veículos 60 vezes menos poluentes que os fabricados há 10 anos, beneficiando o meio ambiente. Isso faz parte do programa de renovação da frota da cidade que irá levar qualidade de serviço para a nossa população”, enfatizou Almeida.
Leia mais:
Prefeito veta projeto do botão do pânico em ônibus de Manaus
Governo do Tocantins é o mais bem avaliado do País, diz pesquisa
Os ônibus, do tipo convencional, estão equipados com ar-condicionado e rampas para cadeirantes, proporcionando maior conforto aos passageiros. Além disso, possuem suspensão pneumática e são montados com carroceria Marcopolo.
Os novos coletivos também contarão com câmeras de segurança. Esses recursos adicionais tornam a viagem mais agradável, acessível e segura, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida.
Os coletivos novos se juntarão à frota existente, que atualmente inclui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo as zonas rurais. O sistema de transporte da capital registra mais de 500 mil passagens diárias, refletindo a importância do transporte público na vida diária dos cidadãos.