As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Festas de fim de ano: O que seu pet não pode comer e como reduzir o estresse

Especialista orienta que os animais não fiquem sozinhos e tenham um ambiente preparado
22/12/25 às 14:39h
Festas de fim de ano: O que seu pet não pode comer e como reduzir o estresse

(Foto: Freepik)

O fim do ano é marcado por celebrações, encontros familiares, pratos especiais e momentos de descanso. No entanto, para quem convive com animais de estimação, o período também pede cuidados extras para garantir o bem-estar dos companheiros de quatro patas.

Segundo especialistas do Hospital Veterinário Nilton Lins (HVet), é comum o aumento de casos de intoxicação animal nesta época, principalmente devido ao consumo de alimentos típicos das ceias, que não são adequados para cães e gatos. Entre os itens mais perigosos estão maionese, uva-passa, farofa e, sobretudo, o chocolate.

“Gatos e cães não possuem enzimas para metabolizar essas substâncias e infelizmente são frequentes os casos nestes dias, assim como a ingestão de bebidas alcoólicas, que são totalmente proibidas e em nenhum momento devem ser oferecidas sob sério risco para a saúde dos animais”, explicou a coordenadora do curso de Medicina Veterinária e diretora do HVet, Gigliola Clark Pontes.

Fogos de artifício

Outro ponto de atenção destacado pela especialista é o impacto dos fogos de artifício, considerados uma das principais causas de estresse para os pets durante o Natal e o Réveillon. Isso acontece porque a audição de cães e gatos é muito mais sensível do que a dos humanos, fazendo com que os ruídos sejam percebidos de forma mais intensa e ameaçadora.

Para reduzir o desconforto, Gigliola orienta que os animais não fiquem sozinhos e que seja preparado um ambiente interno seguro e acolhedor, com portas, janelas e cortinas fechadas, evitando a entrada de luzes e sons externos. Brinquedos, petiscos e até uma televisão ligada ou música suave podem ajudar a acalmá-los.


Leia mais:

Como proteger os pets dos fogos de artifício nas festas de fim de ano

Igrejas divulgam horários das missas de Natal em Manaus


“A presença do tutor fará com que o pet se sinta mais seguro, mas se não for possível, é importante não deixar do lado de fora da casa para evitar fugas, ou presos com coleiras e correntes, para evitar machucados e acidentes graves”.

A veterinária acrescenta ainda que o aumento de pessoas em casa durante confraternizações também altera a rotina dos animais, o que pode gerar ansiedade. Em alguns casos, o uso de fitoterápicos, sempre com orientação profissional, pode ajudar a deixá-los mais tranquilos.

Funcionamento do hospital

Nas últimas semanas de 2025, o Hospital Veterinário Nilton Lins terá horários diferenciados. Não haverá atendimento nos dias 24, 25 e 30 de dezembro, além de 2 de janeiro. Já nos dias 26 e 29 de dezembro, o funcionamento será das 8h às 18h. Entre 5 e 31 de janeiro, os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h.

Localizado no campus da Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, ao lado do prédio principal, o HVet oferece tarifas sociais, estrutura moderna, consultórios equipados e profissionais especializados. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram (@hvetniltonlins) ou pelo WhatsApp (92) 3643-2023.