Um mutirão emergencial de castração resultou na captura de 95 gatos, sendo 46 machos, 34 fêmeas e 15 filhotes, no município de Careiro da Várzea, no interior do Amazonas. Destes, 80 animais adultos foram castrados, enquanto os filhotes, por serem muito jovens, não passaram pelo procedimento.
Todos os animais capturados estão sendo destinados à adoção responsável. Aqueles que não forem adotados retornarão para a casa do casal de idosos que, ao longo dos anos, acolheu os animais abandonados por compaixão, mas que atualmente enfrenta dificuldades em razão da cheia dos rios, que afetou a comunidade.
Leia mais:
Preso suspeito de participar da execução de jovem que recusou vender casa em Manacapuru
VÍDEO: Criminoso assalta clientes de barbearia em Manaus
O trabalho foi conduzido pelo Castramóvel da Sepet e contou com a participação de 20 voluntários, entre médicos-veterinários e estudantes de Medicina Veterinária, além da equipe pet da deputada estadual Joana D’arc, presidente da Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que prestou apoio na captura segura dos animais.
“Essa ação é uma demonstração de como a atuação conjunta pode levar cuidado, dignidade e respeito aos animais e às pessoas. O casal não é acumulador; eles acolheram os animais por compaixão, mas, com a cheia, a situação se agravou, e nós viemos dar o suporte necessário”, afirmou a titular da Sepet, Leda Maia.
O mutirão de captura teve duração de quatro horas, seguido por pouco mais de uma hora de procedimentos cirúrgicos, realizados dentro do Castramóvel da Sepet, assegurando o bem-estar dos animais e a redução de futuros abandonos.
Além dos gatos, quatro filhotes de cachorro que estavam na comunidade foram resgatados e estão disponíveis para adoção. A comunidade ainda possui outros animais em situação de risco devido ao avanço rápido das águas.
Participaram da ação a deputada estadual Joana D’arc, que acompanhou a equipe no resgate, e o vereador Aldenor Lima, presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que reforçou a importância de ações preventivas de controle populacional.
Solidariedade
A iniciativa integra os esforços permanentes do Governo do Amazonas para o controle ético e responsável da população animal, além de prestar assistência a famílias em situação de vulnerabilidade.
Interessados em adotar os animais ou prestar apoio ao casal podem entrar em contato pelo número (92) 98201-3805.