Um vídeo que circula nas redes sociais mostra duas mulheres em trabalho de parto na recepção do Instituto da Mulher Dona Lindu, localizado na Avenida Mario Ypiranga, zona Centro-Sul de Manaus. Nas imagens, uma das mulheres chora desesperadamente de dor enquanto aguarda atendimento. Não há informações sobre a data do incidente.
Saiba mais:
Campanha quer incluir maternidade como experiência no currículo
Com a demora, uma das grávidas tem o parto ainda na recepção. Não se tem informação sobre o estado de saúde da mulher e do bebê.
Pouco tempo depois, um enfermeiro chega no local, e ajuda a mulher a segunda grávida, que ainda reclama de dores. Ela chega a ficar enconstada contra a parede durante as contrações.
SES-AM se manifesta
A Rede Onda Digital solicitou nota da Secretária de Estado e Saúde do Amazonas que se manifestou sobre o episódio.
Confira na íntegra:
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informa que está apurando o ocorrido durante o atendimento da parturiente mencionada e reforça que este não é o procedimento rotineiro no Instituto da Mulher Dona Lindu e em nenhuma outra unidade estadual de saúde.
Informa, ainda, que tem o compromisso com a saúde da população, procurando prestar um atendimento humanizado.
A SES conta com uma Ouvidoria para quem quiser fazer críticas ou sugestões. O contato pode ser feito pelo pelo e-mail ouvidoria.sus@saude.am.gov.br.