Duas iniciativas culturais vão mobilizar a cena cinéfila de Manaus: O Casarão de Ideias vai exibir, durante as quartas-feiras dos meses de abril e maio, grandes sucessos do cinema mundial, na mostra “Filmes que Moram no Coração”, onde críticos e realizadores escolhem os filmes e depois fazem um debate com a plateia. A ação é promovida pelo site Cine Set (www.cineset.com.br), veículo amazonense dedicado ao cinema, e foi idealizada pelo diretor e pesquisador Walter Fernandes Jr.
A mostra terá em sua programação clássicos como “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, “Sem Destino”, “Um Tiro na Noite” e “Perdidos na Noite”, e também fenômenos de bilheteria como “Jurassic Park”, “Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças” e “Kill Bill”. As exibições serão gratuitas.
A mostra começa nesta quarta, às 16h, com o filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, e contará com a presença do crítico Ivanildo Pereira, jornalista da Onda Digital, professor e associado à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
Leia mais:
Mirante na orla de Manaus será inaugurado na quinta (4) com shows de Vanessa da Mata e David Assayag
Além disso, o Cineclube “O Filme Acabou – Versão Terror” tomará o Museu Amazônico de 4 de abril até 9 de maio, com exibições gratuitas semanais de clássicos do gênero. A Mostra marca o lançamento do Podcast homônimo, criado pelos cineastas Ricardo Manjaro e Walter Fernandes Jr e pelo roteirista Alex Jansen para enriquecer a experiência dos amantes da sétima arte.
Com direito a interação com o público ao final de cada sessão e sorteio de um filme em DVD, a programação acontecerá entre 14h e 17h e contará com seis longas que marcam a trajetória do gênero cinematográfico: “A morte do demônio” (1981); “A noite dos mortos vivos” (1968); “Quadrilha de sádicos” (1977); “Eles vivem” (1988); “O massacre da serra elétrica” (1974); e “Videodrome” (1983).
Idealizador do podcast, Ricardo é formado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo e trabalha com curtas-metragens desde 2012, quando produziu “A Última no tambor”, premiado no mesmo ano com Melhor Fotografia (Ricardo Manjaro e Leonardo Mancini) e Melhor Ator (Breno Castelo) no Amazonas Film Festival.
De acordo com ele, a ideia do Cineclube é ser a extensão presencial dos debates propostos no Podcast “O Filme Acabou”, disponível desde a última sexta (28) no Spotify (https://acesse.one/podcastofilmeacabou) e no Youtube, em formato de áudio (https://www.youtube.com/@OFilmeAcabou).
Confira as mostras
Filmes que Moram no Coração
Onde: Casarão de Ideias, na Rua Barroso, 279, Centro, Manaus – AM
Quando: Sempre às quartas, a partir de 16h.
Quanto: Gratuito
Cineclube “O Filme Acabou – Versão Terror”
Onde: Museu Amazônico, localizado no Av. Ramos Ferreira, 1036 – Centro, Manaus – AM, 69010-12
Quando: sempre às quintas, de 14h até 17h, a partir de 04 de abril até 09 de maio
Quanto: Gratuito