Nesta terça-feira (28) teve início o reassentamento de moradores da comunidade da Sharp que ficaram desabrigados após fortes chuvas em Manaus na última semana. A iniciativa do Governo do Amazonas ocorre no Centro de Convenções Vasco Vasques, bairro Flores, zona Centro-Sul da capital.
As mais de 200 famílias afetadas pela tragédia estão sendo realocadas para moradias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). Em entrevista coletiva, o governador do Estado, Wilson Lima, afirmou que o trabalho está contemplando, além dos moradores da Sharp, famílias de outras três localidades a margem do igarapé.
“A gente ta fazendo um trabalho na comunidade da Sharp, na Manaus 2000, Cachoeirinha e no Educandos. Então ao longo de todo esse igarapé estamos fazendo um trabalho de reassentamento que foi iniciado no meu primeiro mandato e que vamos concluir neste segundo mandato”, afirmou Wilson Lima.
Veja também:
Casa desaba após forte chuva na comunidade da Sharp
Moradores da Sharp e Manaus 2000 recebem indenizações
Nesta terça, 142 famílias dessas áreas receberam soluções de moradia, como indenizações e auxílio aluguel. Os valores destinados ao atendimento a estas famílias superam R$ 8 milhões.
“Daqui a 60 dias a gente tira todo mundo que está no alagado ali da comunidade da Sharp, então essas famílias não terão mais dificuldades ali. Agora no dia 14 iremos entregar apartamentos para 32 famílias ali da Manaus 2000”, disse o governador.
A ação no Centro de Convenções Vasco Vasques ocorre apenas nesta terça, mas o atendimento aos afetados continuarão durante a semana em outros pontos que serão anunciados em breve pelo Governo do Amazonas.
Por se encontrarem na área mais crítica de intervenção do Prosamin+, estas pessoas serão reassentados com prioridade, recebendo também o pagamento da Bolsa Moradia Transitória no valor de R$ 550, até que o processo de reassentamento delas em prédios de apartamentos construídos com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), seja completado.
*Colaborou a repórter Rabesh Mayan