As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Missa presidida por Cardeal Dom Leonardo Steiner abre Semana Santa em Manaus

Missa presidida por Cardeal Dom Leonardo Steiner abre Semana Santa em Manaus

Missa presidida Cardeal da Amazônia Dom Leonardo/(foto Lucas Thiago)

A igreja Católica celebra neste fim de semana, o tradicional “Domingo de Ramos”, que para os cristãos, relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém sendo aclamado pelos judeus dias antes de ser crucificado. Em Manaus, a data, que também dá início à Semana Santa, deu início com a celebração de uma missa presidida pelo arcebispo da capital, o Cardial Dom Leonardo Steiner, na Catedral Metropolitana, no Centro da cidade, na manhã deste domingo, (02), que teve início às 7h30.

Esta é a primeira missa do dia realizada pela arquidiocese, ao longo do dia haverão mais duas missas na Catedral, uma às 10h e a última 18h, sendo que a primeira delas teve início na praça em frente à igreja e contou com a tradicional procissão.

Missa presidida Cardeal da Amazônia Dom Leonardo/(foto Lucas Thiago)

O evento, bem como toda a Semana Santa, é carregada de simbologia e amor para os cristãos em todo o mundo.

Programação da Semana Santa

Além do tradicional Domingo de Ramos, a Arquidiocese de Manaus também realizará uma série de comemorações ecumênicas em alusão ao período.

Na quinta-feira Santa, (6), será realizada a Missa do Crisma – ou dos Santos Óleos – a partir das para 9h. No mesmo dia, a partir das 19h, será feita a Missa do Lava-Pés, que será seguida pela vigília eucarística.

Na sexta-feira (07), a programação da Arquidiocese tem início às 7h com a oração do Ofício Divino. Em seguida será realizada a Via-Sacra até o Santuário de Fátima, na Praça 14, procissão essa que volta a ocorrer após dois anos, paralisadas por conta da pandemia da Covid-19. No mesmo dia, às 15h, será a Celebração da Paixão do Senhor no Santuário. Em seguida, os fiéis fazem o caminho de volta à catedral na procissão do Senhor Morto.

No sábado Sábado de Aleluia (08), será realizada, a partir das 20h, a Vigília Pascal e, por fim, no domingo de Páscoa (09), as celebrações na Catedral voltam ao horário normal: 7h30, 10h e 18h.