O ministro da Educação, Camilo Santana, inaugurou nesta segunda-feira (31/3) o Centro de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação (CTDI), no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), localizado no Campus Manaus, zona Leste.
No local, o ministro anunciou duas novas unidades do Ifam nos municípios de Santo Antônio do Iça e Manicoré. Santana ainda informou a entrega de um novo campus da Ufam na cidade de São Gabriel da Cachoeira e destacou que o governo Lula vai entregar cerca de mil campis espalhados pelo Brasil, até o final do mandato.
”O Amazonas está ganhando dois campis novos, um em Santo Antônio do Iça e, outro em Manicoré. Já entramos com o processo de licitação. A gente tem sempre procurado conversar com o reitor, enquanto a gente poder já adiantar os custos dos prédios cedido pela prefeitura ou cedido pelo estado, para que a gente possa adiantar e não esperar a conclusão da obra, para que a gente já possa acertar a oportunidade para esses jovens. Vamos também ter mais um campus da Universidade Federal em São Gabriel da Cachoeira” disse o ministro sem citar a data de entrega dos complexos educacionais.
Durante a coletiva, Camilo falou sobre interiorização das universidades e reforçou a expansão de universidades federais no Brasil, além do andamento financeiro e burocrático das obras dos campis.
”Além da expansão, é preciso consolidar aquilo que já existe, por exemplo; quanto está faltando para os restaurantes, se está faltando algum prédio de sala de aula, quanto está faltando ainda para um laboratório. Estão para fortalecer o Novo Pacto do Ministério da Educação, nós temos a consolidação dos nossos institutos universitários, como também a expansão. Dentro da educação básica a um esforço enorme que estamos fazendo pactuados com os municípios dos estados brasileiros em três frentes; melhorar a qualidade da aprendizagem da nossa crianças e jovens, por isso nos criamos o programa ‘Compromisso Nacional de Criança Fora de Sala’‘, disse o ministro.
Leia mais:
Wilson Lima reúne com ministro da Justiça e solicita reforço para a segurança na fronteira do estado
Ministro do STF decide manter Roberto Cidade presidente da Aleam
Ainda nesta segunda-feira, o ministro inaugurou pela parte da tarde a sede definitiva do campus do Ifam de Eirunepé, cidade localizada a 1.172 quilômetros de Manaus. Os locais receberam investimentos do Governo Federal e de emendas parlamentares.
A unidade atende 600 alunos nos cursos técnicos de Administração, Agropecuária e Informática (integrados ao Ensino Médio), além dos cursos subsequentes de Administração e Agroecologia. O campus conta com 53 servidores, entre técnicos administrativos e docentes.