28.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ministério da Saúde recomenda como modelo o tratamento de tuberculose desenvolvido por policlínica de Manaus

Publicado em:

- Anúncio -

O Ministério da Saúde recomendou como modelo no tratamento da tuberculose, o Protocolo de Acolhimento do Serviço Social (PASS), desenvolvido pela Policlínica Cardoso Fontes, referência em Pneumologia Sanitária no Amazonas. A policlínica oferece tratamento especializado, com equipe multidisciplinar, a pacientes do Programa de Controle da Tuberculose (PCT).

De 2019 a 2023, cerca de 9.285 mil pacientes do PCT receberam, na unidade, o atendimento humanizado estabelecido nas orientações contidas no PASS.

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), de janeiro a junho de 2024, já foram registrados 1.865 novos casos da doença no Estado. Nayara Maksoud destaca que programas como o que vem sendo desenvolvido na Policlínica Cardoso Fontes fortalecem as ações da Secretaria de Saúde no combate à tuberculose no Amazonas e, principalmente, mostram o êxito da adoção de políticas públicas de humanização no Sistema Único de Saúde (SUS).   


Leia mais

Oferta do novo teste para diagnosticar tuberculose latente inicia em Manaus

Brasil registra 78 mil casos de tuberculose; AM tem a maior incidência


A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. Tosse persistente, febre baixa, suores noturnos, perda de peso inexplicável, cansaço, fraqueza e falta de apetite são sintomas da doença. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para o controle da doença e a prevenção de complicações.

PASS

O diretor da Policlínica Cardoso Fontes, Vivaldo Munhoz, explicou que a construção do Protocolo de Acolhimento do Serviço Social teve como objetivo receber de forma humanizada os usuários do PCT da unidade, identificando e buscando resoluções para as questões sociais relacionadas ao processo de adoecimento por tuberculose no Amazonas. Munhoz informou que o PASS foi desenvolvido por profissionais de Serviço Social da unidade.

Em 2023, o PASS foi apresentado no seminário internacional “Compromissos de Alto Nível para a Eliminação da Tuberculose como Problema de Saúde Pública”, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). O PASS da Policlínica Cardoso Fontes integrou o artigo “Experiências Exitosas em Tuberculose”, do Ministério da Saúde, publicado neste mês.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Instagram Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
- Anúncio -