Uma comitiva do Ministério das Comunicações está em Manaus para alinhar os detalhes da instalação do sistema do sinal 5G de internet. De acordo com a Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, Estella Dantas, a chegada do 5G na capital amazonense está prevista para até dia 28 de outubro.
Enquanto a tecnologia já se encontra disponível em várias capitais do país, houve atraso para a chegada do 5G a Manaus. Dantas explicou as razões para a demora:
“As últimas capitais a serem conectadas com 5G são Manaus e Belém, porque foi preciso fazer uma limpeza da faixa de transmissão”.
Leia mais:
Ministério discute em Manaus seminário sobre tecnologia 5G
Sete capitais recebem o 5G puro. Manaus segue de fora
Em julho, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou que, por causa do posicionamento da estação de recepção de satélite de Manaus, instalada no Centro da cidade, Manaus seria uma das últimas capitais a receber o 5G. Por conta disso, foram necessárias medidas para evitar interferências no sinal.
No interior do Amazonas, a tecnologia não tem uma data confirmada e deve chegar por meio das empresas que venceram o leilão do 5G.