Estão abertas as matrículas para alfabetização de adultos a partir dos 30 anos de idade e pessoas idosas que queiram iniciar gratuitamente o ano letivo de 2023.
A iniciativa é proporcionada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) e o Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi).
Para realizar a matrícula, é necessário procurar a Coordenação de Ensino da FUnATI até o dia 23 de dezembro, das 8h às 12h e das 13h às 16h e apresentar um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, duas fotos tamanho 3×4 e Cartão de Vacinação. A FUnATI está localizada na Av. Brasil, n° 11430, bairro Santo Antônio, ao lado do Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou.
Veja mais:
Casos de importunação sexual tem redução no Amazonas
Aulas
As aulas acontecerão na sede da FUnATI em duas turmas, pela manhã das 7h às 11h e no horário da tarde das 13h às 16h. A proposta metodológica do programa oferece o aprendizado que vai desde o 1° ao 5° ano do ensino fundamental, e a duração total do curso é de apenas três anos, conforme o cronograma da rede municipal de ensino.
Para a gerente de projetos educacionais, Thaysa Bacury, iniciativas como essa ratificam a importância de estudar mesmo estando em idade tardia.
“Para nós, é uma satisfação oportunizar a eles o conhecimento escolar, resgatando esses adultos para a inclusão no processo de alfabetização. Esses alunos terão a oportunidade de aprenderem a ler, escrever e obter a independência de realizar coisas simples”, destacou Thaysa.