As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Manaus registra 4,5 mil atendimentos de urgência e emergência durante feriado de Natal

Secretaria informa que 58% dos atendimentos foram de casos sem urgência, que podem ser feitos de casa
28/12/25 às 11:49h
Manaus registra 4,5 mil atendimentos de urgência e emergência durante feriado de Natal

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) registrou 4.495 atendimentos durante o feriado de Natal, na rede de urgência e emergência de Manaus. Os números são do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges), através do aplicativo Saúde em Tempo Real, do Governo do Amazonas.

São 25 unidades da rede estadual, sendo seis prontos-socorros, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sete maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), todas com funcionamento ininterrupto 24 horas ao longo do feriado e ponto facultativo.

Entre a zero hora e meia noite do dia 25, os prontos-socorros registraram 102 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, 78 deles envolvendo motocicleta e seis acidentes de carro. Foram registrados 54 nascimentos nas maternidades estaduais e 72 cirurgias distribuídas entre diferentes especialidades, como ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular, neurocirurgia, além de procedimentos em outras especialidades.


Leia mais

Primeiras doses da vacina contra dengue são entregues ao Ministério da Saúde

Plano de saúde é condenado por negar UTI aérea em caso grave de Covid no AM


A SES-AM garantiu quatro remoções pelo serviço de UTI aérea para pacientes de municípios do interior, assegurando acesso oportuno a atendimento especializado na capital, conforme a necessidade clínica de cada caso.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, amanheceu o dia de sexta-feira (26/12), ponto facultativo nas repartições estaduais, visitando hospitais da rede. Ela destacou que o plano operacional adotado pela SES-AM para o feriado do Natal garantiu a plena capacidade de funcionamento da rede de urgência e emergência, com equipes de plantão, abastecimento de medicamento e produtos hospitalares, fluxos revisados e centros cirúrgicos em atividade.

“Passamos o Natal com nossas unidades em plena atividade. Ao todo, são mais de 21 mil profissionais a postos atendendo a população na capital e interior, entre Natal e Ano Novo. O ano de 2025 segue com muito trabalho, planejamento e ações para fortalecer ainda mais a assistência à população”, completou.

Atendimento médico sem sair de casa

Considerando que 58% dos quase 4,5 mil atendimentos registrados no Natal são classificados como de baixa e pouca urgência, a secretária Nayara Maksoud lembrou que, para esses casos, a pessoa tem a opção de fazer a consulta pelo Aplicativo Saúde AM Digital. Por meio desse App, afirma Maksoud, qualquer pessoa pode fazer a consulta com um clínico geral, sem sair de casa.

O serviço tem à disposição dez mil médicos de plantão 24 horas para o atendimento remoto, bastando que a pessoa baixe o aplicativo Saúde AM Digital no celular.

“Mais da metade dos nossos atendimentos em prontos-socorros ainda são de baixa urgência na classificação de risco. São atendimentos de clínica geral, típicos de Unidade Básica de Saúde (UBS), mas que, agora, para facilitar e ampliar o acesso da população, com mais comodidade e sem ter que esperar num pronto-socorro, UPA ou SPA, a pessoa pode fazer essa consulta do conforto do seu lar. O tempo para o médico entrar na consulta não passa de 20 minutos”, observa.

Cirurgias eletivas no feriado

Nayara Maksoud também visitou, nesta sexta-feira, os hospitais para verificar o funcionamento do mutirão Opera+ Amazonas, onde as cirurgias eletivas, aquelas não urgentes com datas marcadas, continuam com força total.

No Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), ela acompanhou o mutirão no Hospital Delphina Rinald Abdel Aziz, onde estão acontecendo 258 cirurgias apenas nesta sexta-feira. São 100 cirurgias de catarata, 120 dermatológicas, além de cirurgias gerais (hérnia e vesícula), ginecológicas e proctológicas. Os procedimentos também estão acontecendo na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e demais unidades.