A Prefeitura de Manaus anunciou a ampliação de 40 para 45 no número de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que realizam testagem rápida contra Covid-19. Essa medida decorre da alta de casos da doença recentemente registrada: o estado retornou à fase amarela da doença há algumas semanas.
Para conferir os endereços e horários de funcionamento das UBSs com testagem rápida, clique aqui.
Leia mais:
FVS aponta 110 novos casos de Covid e 10 de monkeypox
População tem 75 pontos de vacinação contra a Covid nesta semana
O teste rápido de antígeno deve ser solicitado quando os sintomas gripais (febre, dores de cabeça e no corpo) persistirem em até sete dias, no máximo. Após esse período, o teste não tem eficácia para determinar se a pessoa está com a doença.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou a necessidade dos cuidados já incorporados à rotina, como o uso de máscara e a lavagem frequente das mãos, e disse:
“A testagem é importante para sabermos como a doença está se manifestando em Manaus e, a partir desses dados, tomarmos as medidas necessárias para a sua contenção, se for o caso. Mas, tanto quanto a testagem, as vacinas também são uma estratégia de enfrentamento da Covid. É preciso atualizar o esquema vacinal, para que as novas variantes não encontrem um ambiente favorável para sua proliferação”.
Para poder fazer o teste, basta que o usuário apresente documento oficial com foto, CPF e o cartão do SUS.