Nos dias 11 e 12 de setembro, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques II sediará a 26ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída com Fontes Renováveis da Região Norte (Fórum GD Norte). O evento tem organização da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás do Amazonas (SEMIG), com o apoio da Associação Amazonense de Energia Solar (Amesolar). O Fórum visa discutir o cenário atual do setor e reunir a cadeia produtiva da geração distribuída com fontes renováveis no Norte do Brasil.
O objetivo principal do Fórum é explorar oportunidades de negócios, enfrentar barreiras regulatórias e jurídicas, e debater tecnologias inovadoras, financiamento, capacitação e perspectivas de crescimento para o setor.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geração distribuída no Brasil alcançou uma marca significativa de 32 GW de potência instalada, com a região Norte contribuindo com 2,3 GW. Embora tenha a menor participação, a região tem mostrado um crescimento constante e promete grandes oportunidades de negócios, especialmente com a chegada de empresas e indústrias internacionais.
Tiago Fraga, diretor do Grupo FRG, que organiza o Fórum GD Norte, o evento pretende ser um catalisador para o avanço da produção de energia renovável na região.
“Estamos confiantes de que o evento será um marco para a região Norte, especialmente para o Amazonas. O ambiente propício para negócios, networking, e a criação de empregos e parcerias fortalecerá a geração distribuída na área”, afirma.
Leia mais:
VÍDEO: Em Manaquiri, Lula sai em defesa de Marina Silva ao anunciar que quer retomar obras na BR-319
Amazonas Energia é notificada após apagão de quase 10 horas em Manaus
Durante o Fórum, especialistas, empresários e representantes do governo discutirão desafios e soluções para acelerar a transição energética no Norte do Brasil. Helane Souza, presidente da Amesolar, acredita que o evento será uma excelente oportunidade para compartilhar e absorver novas ideias.
“O potencial do setor no Amazonas é enorme. É fundamental que o Estado e os Municípios apresentem políticas públicas que atraiam investidores para a região. Como a primeira e única entidade da cadeia produtiva no Amazonas, nossa missão é consolidar o setor”, observa.
Este ano, o Fórum GD Norte trará uma novidade: ocorrerá simultaneamente com a segunda edição do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia. Este fórum paralelo contará com palestras sobre as vantagens e oportunidades das energias limpas, o Polo Industrial de Manaus (PIM), a mitigação e compensação de gases de efeito estufa, além de um espaço dedicado a oportunidades de negócios.