Manaus amanheceu nesta quarta-feira (11) coberta por intensa fumaça oriunda de queimadas. De acordo com dados do monitoramento da qualidade do ar internacional World’s Air Polution, a cidade está classificada como a segunda pior para se respirar. De acordo com o monitor, perde apenas para a cidade de Chiikkamagaluru, na Índia.
Para o ar ser considerado “perigoso”, o Índice de Qualidade do Ar (IQA) na plataforma deve atingir a média acima de 150 IQA.
Saiba mais: VÍDEOS: Fumaça deixa 10 bairros de Manaus com a qualidade do ar “perigoso” nesta quarta (11)
A média do índice de poluição de Manaus é de 464 ug/m3. A cidade indiana esgistrava 707 até o momento do fechamento desta matéria. O índice ultrapassa os níveis de poluição de cidades de Niger, na Nigéria com 103 ug/m3, Kuwait no Iraque com 155 ug/m3 e Duzce na Rurquia com 403 ug/m3.
Monitoramento local
O nível de poluição em algumas zonas de Manaus ultrapassa 215 ug/m3 para qualidade do ar. Segundo o aplicativo da Universidade Estadual do Amazonas, Selva, os pontos mais criticos da cidade são: Armando Mendes, Distrito Industrial, São Jorge, Nossa Senhora das Graças, Aleixo, Colônia Oliveira Machado, Morro da Liberdade e Coroado.
Reações da web
A poluição do ar de Manaus tem incomodado muitos manauaras reflexo disso é a web, nesta quarta (11), a cidade foi parar no primeiro lugar do trend topics como assunto mais comentado da internet por conta das queimadas e da poluição do ar
Internautas comentaram:
Veja o vídeo feito pelo influenciador digital Frota, que esta viralizando na web e mostra razoavelmente a sensação dos amazonenses
Materia foi escrita com base nos índices de poluição registrados às 11h