Manaus ficou encoberta de fumaça, neste domingo (11/08) de Dia dos Pais, após fortes chuvas durante a madrugada. Segundo a Prefeitura de Manaus, a fumaça é oriunda de focos de queimadas em municípios do interior do Amazonas.
No aplicativo Selva, de vigilância ambiental, a qualidade do ar em vários bairros da cidade ficou em nível “muito ruim”. Os bairros como Morro da Liberdade e Dom Pedro registraram 112.4 e 92.8 MP² de poluição, respectivamente, segundo o app desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (EUA).
O Climatempo prevê que a temperatura em Manaus vai varia entre 25º a 32º, com sensação térmica de 31º ao longo do dia.
Leia mais
Fortes chuvas afetam Manaus durante a madrugada após dias intensos de calor
Manaus e interior registram péssima qualidade do ar na noite deste sábado (10)
Em nota, o do Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) informaram que “estão monitorando a qualidade do ar na capital, coberta, pelo segundo dia consecutivo, por fumaça oriunda de focos de queimadas em municípios do Amazonas”.
Conforme a evolução da situação, o município deverá adotar medidas visando resguardar a saúde da população, a exemplo do que ocorreu no ano passado.
Dados do programa “Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que em todo o Estado do Amazonas foram registrados 706 focos de queimadas, conforme levantamento realizado desde a última sexta-feira (09/08) até este domingo (11/8), com exceção da capital, Manaus, onde não há ocorrência de nenhum foco neste mesmo período.
A Prefeitura de Manaus destacou que vem realizando, desde o mês de junho, a campanha de sensibilização “Manaus Sem Fumaça”, por meio da qual técnicos da Semmasclima visitam escolas, empresas e comunidades levando a mensagem ambiental e de preservação do meio ambiente.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta as pessoas que observem cuidados básicos nessa situação, como permanecer em ambientes fechados; manter-se bem hidratadas, especialmente crianças e idosos; dirigir carros com vidros fechados e ar-condicionado no mínimo, para evitar a entrada de fumaça; evitar exposição à fumaça em casa e sair só quando necessário.