Até às 10h desta sexta-feira, 20, o site Matrículas Amazonas contabilizou 44.517 mil solicitações de reserva de vaga de novos alunos da rede pública de ensino, sendo 26.979 da municipal de Manaus, 19.812 da estadual e 726 de Iranduba.
Os dados foram obtidos das bases de dados do sistema de matrícula, que atende de forma simultânea o Estado e os municípios de Manaus e Iranduba.
De acordo com o diretor técnico da Prodam, Maurício Mizobe, o sistema chegou a registrar mais de 300 mil conexões por segundos, elevando o processamento inicial.
“Esse número significa que estavam sendo realizadas mais de 300 mil ações no site, que vão desde alterações em cadastros até a escolha da escola e mesmo diante desse volume, o site não ficou indisponível. Na primeira hora, tivemos 9.203 reservas realizadas”.
Leia mais:
FUnATI abre matrículas gratuitas para 2 mil vagas em oficinas de extensão
Ainda de acordo com Mizobe, a partir das 1h20min da manhã, foi percebido maior fluidez no acesso ao site, quando chegaram a ser realizadas até 647 reservas por minuto.
A gerente de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Irlanda Araújo, destacou que o processo de matrículas de novos alunos iniciou nesta sexta-feira, 20, e segue até a próxima segunda, 23. Ela enfatizou, ainda, a importância dos pais ou responsáveis ficarem atentos ao prazo de entrega da documentação na unidade de ensino escolhida, para concluir a matrícula.
“O atendimento está disponível pelo site da Matrícula, ou de forma presencial, em qualquer escola da rede estadual. O processo é simples. Após essa reserva efetuada, ele (pai, responsável ou aluno maior de 18 anos) tem até três dias úteis para comparecer à escola onde fez a reserva da vaga e confirmar a matrícula, mediante a apresentação de toda a documentação do mesmo”, ressaltou.
A Gerente de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, chama a atenção para que os pais ou responsáveis fiquem atentos ao preenchimento das informações, a fim de evitar erros cadastrais.
“A maior orientação que temos para os pais é que eles prestem atenção na hora de preencher o cadastro porque às vezes há alguns erros no momento de realizar o procedimento, como confundir o campo para colocar sua data de nascimento com do seu filho. Pedimos que os pais ou responsáveis tenham muita atenção ao fazer todo processo”, solicitou.
O período de transferência para as unidades de ensino da rede pública segue até a próxima segunda-feira, 23.