As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Wilson Lima vistoria envio de Estação de Tratamento de Água destinada a São Gabriel da Cachoeira

Governador também falou de iniciativas de tratamento de água em outros municípios do AM.
Wilson Lima vistoria envio de Estação de Tratamento de Água destinada a São Gabriel da Cachoeira

Wilson Lima em vistoria de Estação de Tratamento de Água (Foto: Secom).

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta sexta-feira (19/09), o envio da Estação de Tratamento de Água (ETA) destinada a São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas. A estrutura segue de Manaus, por via fluvial, até o município (distante 852 quilômetros da capital), onde beneficiará mais de 35 mil pessoas.

Na sua fala à imprensa, Wilson Lima disse:

“É assustador, em alguns municípios, quando a gente vê pessoas captarem água do rio e consumirem sem nenhum tratamento. E isso é frequente. Estamos com obras lá em Parintins, obra do Prosae, em Nova Olinda do Norte, Codajás, já resolvemos o problema de água em Maués… Claro, à medida que resolvemos esses problemas, surgem outros e temos estado atentos a essas questões. Também fizemos uma entrega significativa em Benjamin Constant, e ainda precisamos ampliar a rede de distribuição. Com a instalação dessa estrutura, já daremos o primeiro passo em São Gabriel da Cachoeira”.

Veja abaixo:


Leia mais:

Condomínios de Manaus sem ligação à rede podem ficar isentos de cobrança de tarifa de água e esgoto

Wilson Lima demonstra otimismo para COP30 em evento sobre transição energética  


Atualmente, São Gabriel da Cachoeira não dispõe de sistema de tratamento de água. Com a implantação da ETA, todo o consumo urbano passará a ser tratado de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Águas (ANA), garantindo mais saúde e qualidade de vida para os moradores.

O envio da estrutura é parte de um investimento de R$ 6,9 milhões do Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). A ETA tem capacidade de processar 100 litros de água por segundo e utiliza tecnologia em PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro), material reconhecido pela alta durabilidade e resistência à corrosão.

Estação de Tratamento de Água (Foto: Secom).

Além da fabricação da ETA, já concluída, o projeto envolve obras complementares no município. A previsão é que todo o complexo de captação, tratamento e distribuição esteja finalizado até fevereiro de 2026, com possibilidade de antecipação. O processo de montagem e comissionamento da estação terá início assim que a estrutura chegar a São Gabriel da Cachoeira.