Chegada da Kamélia marca abertura oficial do Carnaval de Manaus 2026

Foto: Reprodução
A chegada da boneca Kamélia, neste sábado (03/01), marcou a abertura oficial do Carnaval de Manaus 2026. Ela desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com o tradicional “Baile de Chegada”, e recebeu a chave da cidade nas mãos do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato.
“Desejo sorte a todo mundo dessa festa popular, que faz parte da cultura brasileira, uma festa grandiosa que move paixão, que move emoção, que move muitos sentimentos, mas principalmente, que move muitos empregos, porque o carnaval, ele gera muitos empregos na cidade de Manaus. Ano passado, a Prefeitura de Manaus, através da Manauscult, atendeu mais de 110 blocos e bandas de carnaval e fez o fomento histórico de forma antecipada para todas as escolas de samba de Manaus”, destacou Lobato.
Leia mais
Manaus abre o Carnaval 2026 com o tradicional desembarque da Boneca Kamélia
China vai aplicar tarifas de 55% sobre carne brasileira a partir de 2026
Tradição
Considerada um símbolo carnavalesco da capital amazonense, sua história surgiu em 1938, quando um dirigente do Olímpico Clube levou uma boneca comprada na antiga loja 4.400, inspirada nas Baianas de Salvador, para o desfile de Carnaval.
A tradição de começar o Carnaval com a chegada da Kamélia começou em 1955. Mas, somente em 1958, a boneca recebeu, pela primeira vez, em cerimônia oficial, as chaves da cidade durante sua chegada, que é considerada patrimônio cultural imaterial do Estado do Amazonas e ocorre há mais de 80 anos.






