25.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Junho Laranja: SES-AM alerta para prevenção a queimaduras

Publicado em:

- Anúncio -

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta, durante a campanha Junho Laranja este mês, chama atenção para a prevenção e conscientização sobre um problema recorrente e impactante: as queimaduras resultantes de acidentes com fogo, eletricidade e outros agentes. A secretaria destaca que o atendimento a esses pacientes é realizado no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, uma referência nessa área, no Amazonas.

Dados do CTQ mostram que, nos cinco primeiros meses de 2024 (de janeiro a maio), houve um aumento de 2,89%% no número de casos de queimaduras, se comparado ao mesmo período do ano passado. Este ano, foram registradas 71 ocorrências de queimaduras, sendo 19 (26,7%) por corrente elétrica, 16 (22,5%) por origem térmica (causada por calor ou frio), 15 (21,1%) por álcool, 13 (18,3%) por gasolina e oito (11,2%) por diversas razões, como explosão de gás de cozinha, explosão de oxigênio e queda de avião.

Já entre janeiro e maio de 2023, foram registrados 69 casos, sendo 20 (28,9%) por álcool, 17 (24,6%) por corrente elétrica, 16 (23,1%) por gasolina, oito (11,5%) por origem térmica (causada por calor ou frio) e oito (11,5%) por razões diversas, como explosão de gás de cozinha e abrasão de asfalto.


Leia mais:

Pais são investigados por tortura de bebê de 1 ano que teve clavícula quebrada e pés queimados, em Manaus

FVS-RCP orienta intensificação da vigilância em saúde e prevenção à febre do Mayaro e Oropouche no Amazonas


Em comparação com o mesmo período do ano passado, os casos de queimaduras por álcool aumentaram 33% e os ocasionados por gasolina cresceram em 23%. Já as queimaduras por origem térmica reduziram em 50%, este ano.

A secretária de Saúde do Estado, Nayara Maksoud, destacou a importância do trabalho do CTQ. Ela disse:

“O CTQ é referência no atendimento de ocorrências com queimaduras no Estado, com equipes especializadas para atender esses casos. Mas é importante reforçar que os cuidados e a prevenção são essenciais e indispensáveis para garantir a segurança de todos. O combate a esses acidentes deve acontecer todos os dias”.

O HPS 28 de Agosto dispõe, no CTQ, de 18 leitos, sendo quatro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois de isolamento. Na enfermaria, são disponibilizados seis leitos femininos e seis masculinos.

A SES reforça as seguintes recomendações para prevenir queimaduras:

  • Ao utilizar o fogão, colocar as panelas com os cabos voltados para a parte de trás; usar preferencialmente as bocas de trás, evitando que as crianças consigam “puxar” as panelas para si; e o melhor mesmo é não deixar as crianças entrarem no local, enquanto estiver cozinhando.
  • Não manipular álcool líquido ou outras substâncias inflamáveis; se houver necessidade, que seja longe do fogo.
  • Manter produtos químicos em local elevado e fechado, longe do alcance das crianças.
  • Manter o ferro de passar roupas longe do alcance das crianças.
  • No período de festas juninas, evitar fogueiras e fogos de artifício.
Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Siga-nos no Threads
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Ivanildo Pereira
Ivanildo Pereira
Repórter de política na Rede Onda Digital Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Política, economia e artes são seus maiores interesses.

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -