O basquete 3×3 masculino do Amazonas garantiu neste sábado (24/08), pelo segundo ano consecutivo, o vice-campeonato nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia. O pódio foi conquistado após uma disputa acirrada contra a equipe de São Paulo, que terminou com o placar de 14 a 9 para o adversário paulista.
Formada pelos estudantes da Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) Francisco Mady, Carlos Loss, Victório Cestaro e Vinícius Lima, a equipe realizou outros dois jogos antes da final da competição.
As disputas começaram com a vitória do Amazonas nas quartas, por 22 a 9, sobre Roraima. Na semifinal, os amazonenses superaram a equipe do Mato Grosso do Sul por 20 a 18.
Leia mais
Triatleta belga fica doente após competir no rio Sena pelos Jogos Olímpicos de Paris
Repórter brasileira é assediada durante transmissão ao vivo dos Jogos de Paris
Pan-Americano Universitário
Em 2023, após garantir a segunda colocação nos JUBs Praia, a equipe amazonense foi convocada para representar o Brasil no Pan-Americano Universitário de Basquete 3×3 e faturou a terceira colocação na competição, que foi realizada em Chiuaua, no México.
A competição – Aproximadamente duas mil pessoas participam da 13ª edição dos JUBs Praia, representando 26 estados brasileiros, entre elas atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador.
O Amazonas possui 55 atletas, nos naipes masculino, feminino e misto, competindo em nove modalidades, são elas águas abertas, basquete 3×3, beach soccer, beach hand, beach wrestling, beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e vôlei 4×4 misto.