A deputada estadual Joana Darc (UB) teve um aborto espontâneo na noite desta sexta-feira (14/02), a informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa nas redes sociais da deputada e do seu marido, o vereador Aldenor Lima (UB). A parlamentar estava grávida de 10 semanas, o equivalente a dois meses e alguns dias.
No estágio da gravidez, em 10 semanas os músculos do rosto do bebê começam a se formar e o coração já está completamente desenvolvido.
Segundo a nota publicada, Joana Darc segue internada e deve passar por procedimentos médicos. Ela também vai se afastar de suas atividades na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para recuperação da saúde e vivenciar o luto.
Leia mais
VÍDEO: “É uma honra”, diz Joana Darc ao ser lembrada para secretaria
Joana Darc, atualmente, está no seu segundo mandato como deputada estadual. Em 2022, foi reeleita pelo partido União Brasil com 87.182 votos (4,42% dos votos válidos), sendo a 2ª candidata com maior número de votos do Amazonas, a primeira mais votada na capital Manaus, e a mulher mais votada na história do Estado.
A parlamentar é conhecida, principalmente, por levantar a bandeira do direito dos animais, que é um dos principais pilares de seu trabalho na política. Como deputada estadual, fez a indicação da criação e construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Norte do Brasil, junto ao Poder Executivo, obra esta que está em construção desde 2022.