Os Jogos das Escolas Particulares do Amazonas (Jepam) estão de volta para sua 18ª edição com inscrições abertas até 27 de abril. O evento é promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) e tem como objetivo descobrir novos talentos esportivos e promover a integração entre os alunos.
Este ano, o Jepam reúne 16 modalidades, entre esportes individuais e coletivos. Estão na programação, atletismo, badminton, basquete 3×3, dança, ginástica artística, ginástica rítmica, jiu-jitsu, judô, natação, queimada e tênis de mesa. Futsal, handebol, xadrez, voleibol e vôlei de praia também estão entre as opções e nesse caso, servem ainda como seletiva para os Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s).
A presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, pontua que o evento é uma oportunidade incrível para a formação da cidadania dos jovens, cultivando valores como fraternidade, solidariedade e a cultura da paz.
“Os Jogos das Escolas Particulares do Amazonas visam promover a prática de atividades esportivas entre todas as instituições de ensino. É a chance de desenvolver novas habilidades e fortalecer a integração entre alunos, professores e a comunidade”, salienta.
O regulamento da nova edição dos Jogos – que conta com estreita cooperação com o Governo Estadual, por meio das Secretarias de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc-AM) e do Desporto e Lazer (Sedel-AM), e instituições privadas – pode ser conferido no link disponibilizado no Instagram do Sindicato (@sinepe.am).
Sob valores que variam de R$ 40 a R$ 220 (no caso de quatro modalidades para não associados), as inscrições devem ser realizadas por meio do aplicativo Copa Fácil (https://copafacil.com/jepam2025).
Segundo Elaine, os estudantes da rede privada de educação infantil, ensino fundamental e médio podem ser inscritos pelas escolas em até duas modalidades coletivas e duas individuais, seguindo a faixa etária específica de cada categoria. A presidente da entidade ressalta que o esporte auxilia no desenvolvimento dos alunos, o que evidencia a importância de eventos como os Jogos das Escolas Particulares do Amazonas.
“A prática esportiva é uma ferramenta de transformação. Além de proporcionar maior qualidade de vida, o esporte ensina as crianças e adolescentes a desenvolverem habilidades e características como disciplina, respeito, trabalho em equipe”, observa.
Leia mais:
Amazonas ultrapassa 2 mil casos de dengue em 2025
Preços dos alimentos devem cair nas próximas semanas, confirma Ministro da Agricultura
De acordo com ela, a cada ano, o interesse em fazer parte da competição aumenta, por isso a expectativa é alta em relação à nova edição dos Jogos.
“A união do esporte com a educação está dando certo. Esperamos que este ano tenhamos mais uma emocionante jornada esportiva e estudantil”, declara.
A abertura da 18ª edição dos Jogos acontece no dia 15 de maio no Ginásio Ninimberg Guerra, às 16h, enquanto as disputas acontecem nos dias 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30 e 31 de maio e 1º de junho. Mais informações podem ser conferidas pelo Instagram da entidade, pelo Copa Fácil, pelo e-mail sinepejogos@gmail.com ou pelos telefones (92) 98427-7139 e 99114-2865.