A cunhã-poranga do Boi Garantido e influenciadora Isabelle Nogueira, de 32 anos, recebeu nesta terça-feira (30/4) o título de cidadã parintinense, concedido pela Câmara Municipal de Parintins, no Amazonas. Natural de Manaus, Isabelle recebeu a homenagem por sua atuação na valorização da cultura local, especialmente por seu papel como cunhã-poranga do Boi Garantido e pela visibilidade que deu ao Festival Folclórico de Parintins durante sua participação no Big Brother Brasil 24.
Isabelle Nogueira é declarada cidadã parintinense pic.twitter.com/985ET1nedi
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 1, 2025
“Sou mulher amazônida, nascida em Manaus, então, manauara. Porém, a partir de agora, reconhecida como mulher parintinense. Fico muito feliz com esse título”, declarou Isabelle em entrevista à revista Quem.
A proposta da honraria partiu do vereador Flávio Farias e destaca o impacto da passagem da ex-BBB pelo reality, que, segundo ela, ampliou o alcance da cultura dos bois-bumbás, Garantido e Caprichoso, para além da região Norte. Isabelle afirma que a projeção nacional impulsionou o turismo e o comércio local. “Com a minha participação no Big Brother, tivemos um giro econômico de janeiro até o final do ano. Parintins ganhou dinheiro o ano inteiro, e não só na época do festival”, afirmou.
Leia mais
STJD analisará provas antes de decidir punição a Bruno Henrique
Segundo a influenciadora, a edição de 2024 do Festival Folclórico de Parintins registrou números recordes, com mais de 120 mil visitantes. Ela também destacou o aumento de voos, embarcações, atividades turísticas e o fortalecimento do artesanato local. “Todos os povos ganharam, os dois bois ganharam, as duas torcidas ganharam. Parintins ganhou”, celebrou.
Isabelle tem laços familiares com o município e afirma frequentar o festival desde antes de nascer. “A minha família materna é de Parintins e também de Nhamundá. Carrego o sangue e a essência genuína de Parintins”, disse.
Atual embaixadora do Festival Folclórico, Isabelle se diz honrada com a homenagem. “Contribuo com a cidade no seu todo, não só como artista do Boi Garantido, mas como mulher amazônica. Estou muito grata”, concluiu.