Governo do AM investe R$ 2,4 mi e abre inscrições para programa de pesquisa

Foto: Divulgação/Fapeam.
O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), abre nesta segunda (8/9) as inscrições para o Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas – Painter: Ciência, Floresta e Cidadania, edital n° 013/2025.
O programa tem como objetivo fomentar a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica no interior do Amazonas, com foco em soluções sustentáveis e apropriadas às realidades locais.
O edital conta com recursos financeiros estimados em R$ 2,4 milhões, provenientes do orçamento da Fapeam, oriundos do tesouro estadual, para fomento de despesas de custeio e bolsas. O programa pretende apoiar até 20 propostas.
As submissões podem ser realizadas até às 17h (horário de Manaus) do dia 10 de outubro de 2025.
A iniciativa inédita visa estimular a participação de pesquisadores, mestres e doutores em projetos de pesquisa científica, tecnológica e inovação, com foco no desenvolvimento de soluções sustentáveis e tecnológicas que valorizem saberes tradicionais, fortalecendo a soberania alimentar, o manejo sustentável dos recursos naturais, a saúde, a educação, a bioeconomia e a inclusão digital no interior do Amazonas.
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Os projetos deverão ser inseridos nos seguintes temas: Soberania Alimentar e Desenvolvimento Sustentável; Manejo Sustentável e Bioeconomia; Saúde; Educação; Ciência Colaborativa; e Tecnologias Digitais para o Desenvolvimento Regional. Confira os critérios de elegibilidade e demais detalhes no link: https://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0132025/.
Pesquisadores, mestres e doutores interessados em concorrer ao edital devem apresentar propostas em formulário on-line específico, com objetivos e atividades em consonância aos temas do edital, por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível em: http://www.fapeam.am.gov.br.
Para acessar a plataforma SigFapeam, os pesquisadores devem utilizar login e senha previamente cadastrados. No caso de novos usuários, é necessário realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do formulário on-line, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada à Plataforma SigFapeam.
Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo do edital podem ser obtidos por mensagem eletrônica ao endereço: deap@fapeam.am.gov.br.
A divulgação dos resultados está prevista para março de 2026. A contratação das propostas deve se efetivada a partir do mês de abril.
