O mês de abril deve superar a média de chuvas do mês de março em Manaus, de acordo com previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O órgão aponta que nos próximos dias são esperados 50 milímetros de chuvas e ventos que variam de 40 a 50 km por hora na capital.
O meteorologista Mamede Melo, do Inmet, afirmou que março teve aumento de 40% na média prevista de chuvas, e abril deve superar. Ele disse:
“O mês de abril possui uma média superior de chuvas comparada ao mês de março. Registramos um aumento de 40% na média prevista de chuvas neste mês. Ou seja, podemos afirmar que abril deve superar essa marca”.
Leia mais:
Ministros do Governo Federal chegam a Manaus para vistoriar estragos da chuva
Omar Aziz: “Nós somos responsáveis, deixamos as pessoas se instalarem em áreas de risco”
Neste mês que se encerra, as chuvas provocaram destruição em Manaus. No dia 12, deslizamento de terra provocado pela chuva causou oito mortes no bairro Jorge Teixeira; e no sábado 25, famílias tiveram de ser retiradas das áreas de risco nas comunidades da Sharp e Manaus 2000 para evitar tragédias. Além disso, alagamentos e deslizamentos por toda a cidade deixaram centenas de desabrigados.
Os danos recentes na cidade provocados pelas chuvas fizeram com que o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, visitassem a capital do estado nos últimos dias, para viabilizar medidas do Governo Federal para ajudar Manaus.