De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para Manaus nesta primeira quinzena de novembro é de altas temperaturas. A capital amazonense também deverá registrar chuva abaixo da média neste período.
Novembro é conhecido como mês de transição do verão amazônico para o inverno, mas por causa da crise climática que a região vem enfrentando, a previsão é de pouca chuva e de altas temperaturas para este início de mês.
Leia mais:
Wilson Lima diz que focos de incêndio no AM diminuíram e que fumaça está vindo do Pará
Todos os municípios do AM entram em situação de emergência pela seca
Gustavo Ribeiro, meteorologista do Inmet, afirmou que as condições climáticas atuais no estado dificultam a formação de nuvens de chuva, porque elas têm mudado a circulação de ventos na atmosfera. Ele disse:
“A previsão do mês de novembro é de chuvas abaixo da normalidade em grande parte da Amazônia, assim como temperaturas mais elevadas, o que favorece, por exemplo, a ocorrência de queimadas. Como podemos observar, nos últimos dias aqui na capital amazonense, a presença de fumaça”.
Nesta última semana, Manaus voltou a ser assolada pela fumaça de queimadas, em parte proveniente do estado do Pará.
Somente as cidades mais a oeste, como São Gabriel da Cacheira, deverão registrar chuva acima da média neste período. Para essas localidades, a previsão é que chova acima dos 60 mm.
Com informações de G1.