Nesta quinta-feira (23), uma manifestação reuniu lideranças indígenas de diferentes etnias que protestavam contra o descaso na área da saúde. O ato ocorreu em frente a sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), situado na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
Na ocasião, o grupo ocupou parte da avenida para chamar atenção da população manauara sobre as reinvindicações. Entre as queixas, estão o pedido de afastamento de lideranças da Casa da Saúde Indígena de Manaus (Casai)
“O ruim pra nós é o descaso que acontece dentro da Casai Manaus, o qual seu Jackson e Moana nos tratam muito mal, não temos o direito de ir visitar nossos parentes”, se queixou o cacique Agenor Carvalho.
Veja mais:
MPF reitera pedido de retirada de invasores de terras indígenas
Campanha da vacinação dos Yanomami começa no dia 25
Ainda de acordo com o grupo, neste mês de fevereiro alguns indígenas morreram por falta de atendimento médico que não foi dado pelo DSEI. Entre os mortos estão moradores de comunidades situadas na AM-010, próximo onde funciona a sede da Casai.
“Nós queremos tratamento dentro da Casai assim como temos direitos na base, queremos ter trate a gente igual, com decência e com respeito e que respeitem nossos direitos”, disse Agenor.
A equipe de jornalismo da Rede Onda Digital entrou em contato com a Casai para saber o posicionamento do órgão frente a manifestação dos indígenas, mas não houve retorno até o fechamento da matéria.
*Colaborou a repórter Rabesh Mayan