O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) emitiu, neste sábado (6/4), alerta para motoristas e pedestres sobre uma lista falsa que circula nas redes socais acerca de radares eletrônicos que supostamente serão instalados em Manaus. O IMMU informa que os pontos de radares eletrônicos que estão sendo compartilhados na internet são do ano de 2014, e não são mais aplicáveis para 2024.
Segundo o órgão, a lista que está sendo compartilhada em grupos de aplicativos de mensagens e redes sociais já foi categorizada como notícia falsa.
Leia mais:
Novos radares começam a funcionar em Manaus no dia 10 de abril; entenda
Para instalação das famosas ‘corujinhas’, será feito um estudo técnico da implementação dos equipamentos, conforme o instituto. A análise será baseada na ocorrência de sinistros de trânsito com vítimas lesionadas e acidentes fatais. Inicialmente, os novos radares deverão ser instalados na Avenida do Turismo, Coronel Teixeira, Santos Dumont, Torquato Tapajós e Governador José Lindoso.
De acordo com o prefeito David Almeida, após a instalação dos radares, os motoristas ainda terão um período educativo de 90 dias, sem cobrança de multas, em caráter pedagógico. A informação foi confirmada pelo IMMU.
Ainda conforme o IMMU, os pontos de fiscalização serão precedidos de sinalização da regulamentação de velocidade e informativo de fiscalização seguindo o Código de Trânsito Brasileiro.
*Com informações de G1