Neste domingo, 30, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entregou a capivara ‘Filó’ ao influenciador Agenor Tupinambá. A liberação em cumprimento a uma decisão da Justiça Federal do Amazonas.
O digital influencer, Agenor e a deputada estadual Joana Darc (UB), estavam desde o início da manhã de sábado, 29, em frente a sede do IBAMA para verem o animal, que foi entregue a eles neste domingo. Segundo decisão do juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, a capivara pode voltar para Autazes (AM), onde morava com o influenciador digital.
Leia mais:
Influencer é multado e pode perder capivara após denúncia de maus-tratos no AM
Capivara Filó é entregue ao Ibama
“A Filó já está com a gente, no carro, e vamos levar ela imediatamente para o avião, que a gente está com horário. A gente quer agradecer todo mundo, muito obrigada. Infelizmente a gente teve a dificuldade, mas a gente conseguiu resolver depois de quatro horas”, afirmou a parlamentar, em frente ao Cetas.
Decisão
A soltura da capivara está baseada em um laudo produzido por quatro médicos veterinários e um biólogo que visitaram o Cetas após a apreensão do animal.
Segundo o juiz, o laudo apresentado pelos especialistas revela condições inadequadas no local em que estava a capivara, como forte odor, larva de insetos em água de banheira para animal, ausência de plano nutricional e terreno inapropriado (com solo coberto por cimento).
A decisão judicial também frisa que o local para onde Filó deve retornar, passará por fiscalização por parte dos órgãos ambientais.