Idosa e criança são resgatadas de helicóptero em comunidades de Manaus

O Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) realizou, no final da tarde de sexta-feira (17/10), o resgate aeromédico de duas pessoas. Entre as vítimas estão uma criança de nove anos com insuficiência respiratória e uma idosa de 76 anos que sofreu uma fratura no quadril. As ocorrências foram registradas nas comunidades Lindo Amanhecer e Jatuarana, em Manaus.
O coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, informou que, nas duas ações, a equipe foi acionada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para realizar os procedimentos aeromédicos.
Na primeira ocorrência, registrada na comunidade Jatuarana, a idosa de 76 anos recebeu atendimento aeromédico após fraturar o quadril. Ela foi encaminhada direto para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, devido ao seu estado crítico. O resgate exigiu logística complexa devido à localização da paciente.
Leia mais:
Homem é preso suspeito de forjar o próprio sequestro e exigir resgate da família em Manaus
VÍDEO: Acidente envolvendo carros e moto deixa entregador ferido em Manaus
“A equipe do Samu ainda teve que pegar um barco para poder chegar até onde ela se encontrava, que era um local inacessível até para o helicóptero. Então, pousamos na comunidade, e de lá a equipe médica pegou um barco, resgatou essa senhora, estabilizou a paciente e, por conta da gravidade, nós a levamos diretamente para o Hospital João Lúcio” finalizou o delegado.
No segundo resgate, que ocorreu na comunidade Lindo Amanhecer, um menino de nove anos recebeu o atendimento aeromédico após apresentar uma crise de insuficiência respiratória grave.
Segundo a polícia, a equipe de resgate teve auxílio dos médicos intervencionistas do Samu. Além disso, o percurso, que por via fluvial levaria cerca de 6 horas, foi realizado em apenas 22 minutos.
“O quadro da criança era realmente crítico, mas, com todo o cuidado e zelo da equipe do Samu, conseguimos estabilizar a criança. Trouxemos para a base do Dioa, onde já se encontra na ambulância e será direcionada para uma unidade hospitalar”, concluiu a autoridade policial.
Procedimentos
Após a chegada à sede do Departamento Integrado de Operações Aéreas, a criança acompanhada da mãe foram acolhidas pelo Samu e encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, no bairro São José.
