As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Grupo Especial do Carnaval de Manaus passa a ter 10 escolas de samba a partir de 2027

A apuração das notas do Carnaval 2026 ficou marcada para o dia 16 de fevereiro, às 14h, no Sambódromo de Manaus
21/01/26 às 16:12h
Grupo Especial do Carnaval de Manaus passa a ter 10 escolas de samba a partir de 2027

(Foto: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Carnaval de Manaus terá uma nova configuração a partir de 2027. Em reunião realizada na terça-feira (20/1), na Secretaria de Cultura e Economia Criativa, os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial decidiram que não haverá rebaixamento no desfile de 2026 e que duas escolas do Grupo de Acesso A subirão, ampliando a elite do Carnaval para 10 agremiações no ano seguinte.

A decisão foi aprovada em votação durante o encontro, que também marcou a assinatura do regulamento oficial do desfile de 2026, previsto para o dia 14 de fevereiro, no Sambódromo de Manaus.

Com a mudança, a campeã e a vice do Grupo de Acesso A em 2026 garantirão vaga no Grupo Especial em 2027. A partir disso, os desfiles da elite passarão a ser divididos em dois dias, conforme o calendário estadual.

Durante a reunião, ficou definido que a coordenação e a operacionalização do desfile serão de responsabilidade das próprias escolas de samba, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura. Já a pasta ficará responsável pela infraestrutura, segurança, policiamento, repasse de recursos e coordenação geral do evento, incluindo a escolha dos jurados.

Também foi acordado que a escola campeã do Grupo de Acesso A passará a ocupar, de forma imediata e compartilhada, o galpão da escola que terminar o desfile do Grupo Especial na 8ª colocação. A agremiação deverá desocupar o espaço até 120 dias antes do Carnaval de 2027, sob pena de multa.


Leia mais:

Sesc Amazonas abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos

Sidney Leite sinaliza foco no Amazonas e diz que 2026 será ano de “colheita” política


Outro ponto aprovado foi a composição do corpo de jurados, que deverá ser formado por profissionais de outros estados, exceto Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo. Os julgadores não poderão ter vínculo com as escolas nem ter atuado no mesmo evento nos últimos dois anos.

(Foto: Aguilar Abecassis / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Estiveram presentes representantes das oito escolas do Grupo Especial: Presidente Vargas, Andanças de Ciganos, A Grande Família, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, Vila da Barra, Vitória Régia e Unidos do Alvorada.

A apuração das notas do Carnaval 2026 ficou marcada para o dia 16 de fevereiro, às 14h, no Sambódromo de Manaus.