27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

Governo oferece 14% de reajuste aos professores, mas não consegue suspender a greve no AM

Publicado em:

- Anúncio -

Após 11 dias de greve, o Governo do Amazonas cedeu à pressão do Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Amazonas) e fez uma segunda reunião de negociação com classe na manhã desta segunda-feira (29). O representante do Governo, Sergio Litaiff, apresentou uma proposta de reajuste salarial de 14% e a retirada das faltas dos trabalhadores.

O Sinteam decidiu manter a greve e realizar uma assembleia geral nesta terça-feira (30) para apresentar oficialmente à categoria a contraproposta do governo, e tirar um posicionamento.

Nesta segunda, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, recebeu ligações do presidente da Comissão de Educação da (ALE-AM), deputado Cabo Maciel, e do deputado Felipe Souza, líder do governo, para a retomada do diálogo.

Na primeira reunião o Governo ofereceu o reajuste de 8%, e a retirada das faltas dos trabalhadores da educação pelos dias de greve, e estudo para pagamento de progressões por titularidade e tempo de serviço. Após a assembleia realizada no dia (22), os professores rejeitaram a contraposta, por achar que o governo arrecada muito mais do que afirma.

Uma decisão liminar do desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, do Tribunal de Justiça do Amazonas (ALE-AM) que considerou ilegítima a decisão do sindicato.

A ordem partiu de uma Ação Civil Pública (ACP) impetrada pelo Governo do Estado do Amazonas. Durante o protesto dos professores, o TJ-AM notificou o sindicato, o Sinteam vai recorrer.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas e professor de carreira, Sebastião Padilha, afirmou que mesmo com a decisão, os trabalhos estão determinados a dar continuidade a paralisação. O Sinteam vai recorrer da decisão.

A proposta foi rechaçada pela categoria em nova assembleia geral. Os profissionais requerem o aumento de 25% referente à data-base 2022-2023 e o pagamento do retroativo referente a 2020 -2021, reajuste do vale-alimentação, plano de saúde para aposentados, regularização do enquadramento horizontal e vertical da categoria.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -