Carinhosamente batizado de Golias, um filhote de onça-pintada, de oito meses, foi transferido na tarde de sexta-feira (07/02) para o município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).
Dentro de um caixote, o animal seguiu em uma lancha ajato comercial pelo rio Solimões e ficará aos cuidados das equipes do Instituto Mamirauá e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Após autorização definitiva pelos órgãos competentes, o felino será transportado para Manaus. Todas as medidas adotadas seguem critérios técnicos e legais para garantir o bem-estar do animal.
Relembre o caso
O felino da vida selvagem era criado como um animal doméstico por uma família no município de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus). O caso ganhou repercussão após denúncias à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAT) do município que o animal estava sendo matido em “cativeiro”.
Um veterinário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) constatou que o filhote apresenta comportamento dócil, e que a cidade não possui estrutura para abrigá-lo.
Veja os vídeos: