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Nova fiscalização proíbe o transporte de pessoas em triciclos motorizados em Parintins

A Prefeitura de Parintins e a Empresa Municipal de Trânsito e Transportes (EMTT) criaram novas medidas para a circulação de veículos nas ruas do munícipio. Isso se deu por conta do crescimento elevado de casos de acidentes e mortes no trânsito, a maioria com a presença de motocicletas.

Uma das principais mudanças afeta diretamente a categoria dos triciclos motorizados, popularmente conhecidos como carrocinhas, motocar ou tuc-tuc, que agora estão proibidos de transportar passageiros. De acordo com a EMTT, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esses veículos devem realizar apenas o transporte de cargas.

Modalidade de transporte é bastante utilizada no Festival Folclórico do município. (FOTO: Reprodução)
Modalidade de transporte é bastante utilizada no Festival Folclórico do município. (FOTO: Reprodução)

A categoria não concordou com a nova medida, os condutores destes veículos, relataram que a medida compromete a única fonte de renda deles e ressaltam a importância deste trabalho para o município, com a realização de serviços para pequenos comerciantes e produtores rurais, além de atraírem turistas que visitam a Ilha durante o Festival Folclórico de Parintins. Eles enfatizam que não são responsáveis pelo aumento dos casos de acidentes e mortes na cidade e que a maior parte dos casos acontece com motociclistas.

O autônomo Roney Oliveira, que também faz parte da categoria, ressaltou a contribuição dos triciclos motorizados para a economia da cidade.

“Nós cumprimos uma função importante para o município de Parintins, que é fazer o transporte da mercadoria dos pequenos comerciantes, dos agricultores, das pessoas de baixa renda que vêm pra cidade. Então, a gente, de alguma forma, tem um impacto muito grande para a economia do município, para ajudar essas pessoas que necessitam do nosso serviço”, enfatizou Roney.

Autônomo Roney Oliveira. (FOTO: Reprodução)
Autônomo Roney Oliveira. (FOTO: Reprodução)

Segurança no trânsito de Parintins

Por outro lado, o diretor-presidente interino da EMTT, Ricardo Cohen, ressaltou que o município não está proibindo a categoria de trabalhar.

“Nós estamos proibindo eles de carregarem pessoas, que de acordo com o Código de Trânsito, é proibido. Com carga não tem problema nenhum eles trabalharem, a nossa preocupação é eles carregarem pessoas em um veículo que não é adequado para o transporte de pessoas”, disse o diretor-presidente.


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Aumento dos acidentes em Parintins

Um levantamento feito pelo Observatório Nacional do Trânsito, divulgado em janeiro deste ano, apontou um aumento significativo no número de acidentes e mortes no trânsito de Parintins. Em 2023, foram registrados 1.745 acidentes de trânsito, com 11 óbitos. Já em 2024, o número subiu para 2.409 acidentes, com 19 óbitos, representando um aumento de 38% no número de acidentes e 72% no número de mortes.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Parintins e a categoria devem se reunir para discutir a questão.

Triciclo em Parintins se tornou um dos principais meios de transporte na cidade. (FOTO: Reprodução)
Triciclo em Parintins se tornou um dos principais meios de transporte na cidade. (FOTO: Reprodução)

Trânsito que se adaptou ao Festival

A dinâmica social e econômica de Parintins trouxe uma prática de transporte que foge das atividades regulares previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A utilização de triciclos motorizados para conduzir passageiros emergiu de uma necessidade específica durante festivais e eventos culturais. Esse fenômeno ilustra como a demanda popular pode moldar alternativas de mobilidade em regiões com características singulares. Durante os festivais, onde grupos maiores de pessoas precisavam se deslocar, os triciclos se tornaram uma solução prática e econômica.

De acordo com o Instrutor de Trânsito, Neto Brelaz este cenário com essa problemática abriria um espaço de diálogo para viabilização de autorização para esses trabalhadores e um estudo para melhorar a segurança no trânsito.

“A formalização dessa prática poderia trazer benefícios tanto para os operadores quanto para os passageiros, oferecendo uma opção de transporte acessível e segura. Esse é um exemplo claro de como a cultura e a realidade econômica local podem moldar desafios que requerem soluções criativas e inclusivas”, disse o especialista.

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