O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), informou que o boto ‘Curumin’, atingido com uma arpão no olho na região do município de Novo Airão (a 115 quilômetros a noroeste de Manaus), segue em recuperação após ter o objeto removido.
De acordo com o ICMBio, uma equipe de veterinários avaliou de perto a situação do animal e constatou que ele está evoluindo bem. O arpão foi totalmente expelido e não há mais nenhuma parte do objeto no corpo do animal.
Leia mais:
VÍDEO: Boto rosa tem olho perfurado e moradores pedem ajuda
Boto vai passar por cirurgia para retirada de arpão no olho
O ferimento está cicatrizando de forma adequada e a princípio não há sinais de infecção no local.
O Instituto informou ainda, em comunicado emitido nesta quarta-feira, 31, que a situação ainda inspira cuidados e o animal continuará sendo monitorado de perto e recebendo alimentação, além de limpeza diária do local do ferimento e medicação.
Ainda não é possível garantir a sua total recuperação, mas nesse momento o prognóstico é bom, apesar de ainda haver potenciais riscos ao animal.
Relembre
O triste episódio veio a público na semana passada, após circular nas redes sociais um vídeo em que uma moradora da região pede ajuda às autoridades para que o animal seja resgatado.
Segundo a mulher que aparece nas imagens, o boto é conhecido pelos habitantes da localidade e atende pelo nome de “Curumim”. Ela contou que o animal surgiu com o objeto no olho, provavelmente causado por pescadores.