O filhote de onça-pintada, batizado de Golias, de 8 meses, ficará em um abrigo provisório montado pela Prefeitura de Santo Antônio do Içá aguardando a transferência pelo Ibama. A operação. O abrigo será fiscalizado por das autoridades ambientais do município.
Após a repercussão do caso, onde o filhote era criado por uma família do município como um animal de estimação, uma operação da Polícia Militar e da Defesa Civil foi montada com a intenção de transferir o animal para o 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga. Porém, por conta de questões burocráticas, incluindo a necessidade de uma licença específica para o transporte, a transferência foi cancelada.
🐆Onça Golias
Filhote tem transferência cancelada devido a questões burocráticas
⤵️⤵️⤵️ pic.twitter.com/rGHZ0oV8EQ
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 7, 2025
Diante da situação, e visando garantir o bem-estar do animal, ficou decidido que, temporariamente, a onça permanecerá no abrigo sob os cuidados do tutor, com monitoramento constante da Secretaria de Meio Ambiente e da Polícia Militar até que a remoção definitiva seja autorizada pelos órgãos competentes.
Leia mais
Filhote de onça é devolvido à família pela polícia no AM; entenda
Médico é investigado por uso de equipamento de hospital público para salvar gato
O caso está sendo acompanhado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e a transferência do felino deve ocorrer nos próximos dias.
A Prefeitura de Santo Antônio do Içá reforçou seu compromisso com a proteção da fauna e do meio ambiente, assegurando que todas as medidas adotadas seguem critérios legais e técnicos para a melhor solução possível.