As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Saiba por que Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do Amazonas

O 8 de dezembro não é feriado em todo o país, mas ao menos 12 capitais brasileiras adotam a data como feriado
08/12/25 às 08:00h
Saiba por que Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do Amazonas

Foto: Catedral Metropolitana de Manaus

O dia 8 de dezembro marca, ao mesmo tempo, um dos principais feriados religiosos no estado. No Brasil inteiro, a data é reconhecida como Dia Nacional da Família e, em boa parte do país, também como o dia dedicado a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, uma das devoções marianas mais populares entre os católicos

No Amazonas é um feriado de forte tradição religiosa, pois a santa é padroeira de Manaus e do estado, o que faz com que repartições públicas, parte do comércio e serviços tenham funcionamento alterado.

Feriado religioso: padroeira de Manaus e do Amazonas

A devoção a Nossa Senhora da Conceição é antiga na Igreja Católica. A festa litúrgica da Imaculada Conceição foi inscrita no calendário da Igreja no século XV e, em 1854, o Papa Pio IX proclamou oficialmente o dogma que afirma que Maria foi preservada do pecado original desde a sua concepção.

No Amazonas, essa tradição ganhou status de feriado:

  • Em Manaus, o 8 de dezembro é feriado municipal religioso em honra a Nossa Senhora da Conceição, instituído por lei específica

  • Em nível estadual, a data também é reconhecida como feriado de cunho religioso, ligado à padroeira do estado.

A data costuma ser marcada por missas solenes, procissões e programações especiais em paróquias e santuários dedicados à Imaculada Conceição, tanto na capital quanto no interior, reforçando o caráter comunitário e popular da festa.


Leia mais

Manaus celebra Festa de Nossa Senhora Aparecida com programação especial

Corridas, concurso e festas religiosas vão alterar o trânsito em Manaus de sábado a segunda-feira


Como a devoção chegou ao Amazonas e se enraizou

  • A devoção a Nossa Senhora da Conceição chegou ao Amazonas no século XVII, trazida pelos missionários da ordem dos carmelitas. A imagem venerada chegou a Manaus em 1659.

  • Os carmelitas construíram a primeira capela dedicada a ela às margens do Rio Negro, símbolo da fé católica que se espalhava com a colonização e missão religiosa na Amazônia.

  • Ao longo dos séculos, a devoção cresceu. A igreja dedicada a ela tornou-se a matriz da cidade, hoje conhecida como Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, no Centro histórico de Manaus.

Esse crescimento da devoção transformou Nossa Senhora da Conceição em figura central da identidade católica local,

Impacto na rotina: comércio e serviços

Por ser feriado religioso, o 8 de dezembro altera o funcionamento de serviços em Manaus e em outras cidades amazonenses.
Com base nas orientações divulgadas por entidades e pelo poder público, o cenário geral costuma ser:

  • Serviços essenciais (como saúde de urgência, transporte básico e coleta de lixo) são mantidos em regime de plantão ou escala especial pela Prefeitura de Manaus.

  • Comércio varejista e atacadista, shoppings e centros comerciais funcionam em horário diferenciado, conforme acordos trabalhistas e orientações da Fecomércio-AM para o feriado de 8 de dezembro.

A nível nacional, o 8 de dezembro não é feriado em todo o país, mas ao menos 12 capitais brasileiras adotam a data como feriado ligado a Nossa Senhora da Conceição, o que também muda a rotina de trabalhadores, transporte e comércio nessas cidades