Mais de 1,3 mil propostas de professores da educação básica de escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus foram selecionadas na etapa de enquadramento do Programa Ciência na Escola (PCE), edital Nº 002/2023. A lista foi divulgada, nesta segunda-feira, 17, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A divulgação do resultado final está prevista para ocorrer no mês de maio.
A etapa de enquadramento realizada pela a equipe técnica da Fapeam analisou as propostas apresentadas pelos candidatos em relação à verificação do envio da documentação necessária para concorrência e atendimento aos demais critérios do edital. Das 2.213 inscrições recebidas pela Fapeam, 1.351 foram selecionadas nessa fase e passam para próxima etapa do edital, que consiste na análise de mérito, na qual cada projeto será avaliado por um comitê de especialistas.
Leia mais:
Inserção de DIU é ampliado em unidade de saúde da zona Norte
O Programa conta com investimentos de R$ 5.040.000,00 para apoiar até 700 projetos, sendo 250 projetos de escolas estaduais e municipais de Manaus, e 450 projetos de escolas estaduais do interior do Amazonas. Cada projeto aprovado contempla uma bolsa Professor Ciência na Escola – PCE/I (R$700) e até três bolsas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior – ICT/JR (R$ 200 cada). A vigência das bolsas será de cinco meses para ICT/JR e de seis meses para PCE/I.
PCE
A edição 2023 do edital do PCE realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, bateu recorde de inscrições com um total de 2.213 projetos submetidos por professores da educação básica da capital e de mais 43 municípios do Amazonas. Um crescimento de 22% em relação ao ano de 2022, que apresentou 1.811 propostas.
O Programa apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas.