Cerca de 10 famílias afetadas por um incêndio, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (12/02), podem ser beneficiadas por programas habitacionais da Prefitura de Manaus.
A informação foi divulgada pela prefeitura após a tragédia que matou mãe e filho carbonizados, no beco Sucupira, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul da capital amazonense.
Famílias serão inscritas em programas habitacionais
Em nota, a prefeitura afirmou que a Secretaria Municipal de Habitação receberá os documentos da ocorrência para avaliar a inclusão das famílias em programas habitacionais.
Leia mais
VÍDEO: Mãe e filho morrem carbonizados em incêndio que atingiu 7 casas em beco de Manaus
Incêndio é registrado em restaurante no Adrianópolis em Manaus
Diversos órgãos municipais atuaram após o fogo atingir, pelo menos, 7 casas no local.
Ainda de acordo com a prefeitura, a Central de Atendimento 199, da Defesa Civil de Manaus, foi acionada às 5h40 e, imediatamente, enviou equipes ao local, incluindo o engenheiro Renato Martins, chefe da Divisão de Prevenção e Minimização de Desastres. Ao todo, dez famílias foram cadastradas para receber assistência emergencial.
Trabalho conjunto
Para garantir a segurança da operação, a Amazonas Energia foi acionada para desligar a rede elétrica da área, permitindo que o Corpo de Bombeiros realizasse o controle total do incêndio sem riscos adicionais. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) foi mobilizada para cadastrar as famílias afetadas no programa de aluguel social e fornecer auxílio emergencial, como cestas básicas e outros itens de necessidade.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), incluindo o setor de Zoonoses, também foi acionada para atuar na área. A concessionária Águas de Manaus também foi chamada para reparar vazamentos na rede de abastecimento.
A Defesa Civil de Manaus segue no local prestando suporte às famílias e auxiliando os bombeiros na vistoria dos imóveis atingidos, para avaliar a segurança das estruturas remanescentes.
Vítimas
Mãe e filho, identificados como Rafaela Pereira, de 31 anos, e Patrick Pereira, de 7 anos, morreram carbonizados dentro da própria casa. Além disso, dois cachorros também não resistiram às chamas.
Veja o vídeo:
🛑Mãe e filho morrem em incêndio que atingiu 7 casas em beco de Manaus pic.twitter.com/BnYR48lkTd
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 12, 2025
Incêndio
A prefeitura informou que o incêndio começou por volta de 1h e destruiu completamente o imóvel, que ficava ao lado da Igreja Pentecostal Peniel.
O fogo se alastrou e atingiu outras residências ao lado e afetou cerca de 10 famílias. O Corpo de Bombeiros informou, em nota, que foi acionado, por volta das 4h20 da madrugada desta quarta-feira (12/2), para atender a ocorrência. Durante toda a manhã, as equipes permaneceram no local para conter as chamas.