Nesta terça-feira (28/11), o programa Meio Dia com Jefferson Coronel, da Rede Onda Digital, contou o especialista em mobilidade urbana, Manoel Paiva. Com ampla experiência acadêmica e também no poder público, Paiva falou sobre os problemas relacionados a mobilidade urbana em Manaus. Para o especialista, “falta vontade política” para buscar uma solução.
“Não tem milagre, não tem segredo, agora é vontade política, é comprometimento. Jefferson, a cidade não precisa de viaduto, a cidade precisa de faixa exclusiva de ônibus.”
Manoel Paiva se referiu, no momento, as pistas exclusivas de transporte coletivo em Manaus. Para ele, o modal de mobilidade urbana em Manaus já existe: o modelo de transporte com ônibus deve ser preservado.
O especialista também lamentou o desmonte da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU) pelo governo de Fernando Collor, em outubro de 1991. Paiva afirmou que, até então, pensava-se em mobilidade urbana como uma questão nacional, algo necessário até hoje.
“Era uma empresa que pensava o que se poderia fazer no planejamento de transportes para as cidades e regiões metropolitanas. A partir daí, no Brasil, não se tinha uma política nacional. De mobilidade. Não tem”, afirmou Paiva.
“Nós temos um horizonte de cinco anos para que o governo federal entenda que ele tem um papel fundamental e estratégico para ajudar as regiões metropolitanas”, completou.
Leia também:
Vereador propõe passe livre a desempregados em Manaus
‘Maior Buteco do Mundo’ desembarca em Manaus neste sábado (2) para edição de despedida
Veja o programa Meio Dia com Jefferson Coronel na íntegra: