As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Em abertura de evento, Wilson Lima defende bioeconomia como matriz econômica do estado

Em abertura de evento, Wilson Lima defende bioeconomia como matriz econômica do estado

Wilson Lima no lançamento do Bioeconomy Amazon Summit (Foto: Deigo Peres/Secom).

O governador Wilson Lima participou, nesta quarta-feira (30/7), da abertura oficial do Bioeconomy Amazon Summit (BAS) 2025, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Ele destacou a bioeconomia como uma das principais apostas do Amazonas para o desenvolvimento sustentável, com políticas públicas voltadas para a inovação, a valorização dos saberes tradicionais e a inclusão produtiva dos povos da floresta.

Na solenidade de abertura do evento, ele disse:

“Nós como líderes e parceiros, precisamos fazer com que esse valor chegue a quem mais precisa, por isso este evento é importante, porque conecta quem sonha com quem faz. O que nós temos aqui de exposição demonstra o que já é feito aqui e daquilo que pode ser ampliado”.

Promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil e pela KPTL, o evento reúne lideranças da Amazônia, empreendedores e investidores nacionais e internacionais em torno de soluções de impacto para a região. A programação inclui painéis temáticos, rodadas de investimento, feira de negócios com 140 startups e uma exposição de produtos da bioeconomia.

Além do governador Wilson Lima, participaram do evento de bioeconomia o deputado estadual Adjuto Afonso; o diretor financeiro do Pacto Global – Rede Brasil, Rodrigo Favetta; o CEO da KPTL, Renato Ramalho; a coordenadora executiva da Jornada Amazônia, Janice Rodrigues; o secretário chefe da Representação do Governo do Amazonas em São Paulo, Alfredo Lins; o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa; entre outras autoridades.


Leia mais:

Ao lado de Arnold Schwarzenegger, Wilson Lima defende protagonismo do Amazonas na agenda ambiental global em evento

Wilson Lima celebra plano para pavimentação da BR-319: “Nossa demanda foi atendida”


A participação do estado no evento foi articulada desde 2024, quando representantes da KPTL e do Pacto Global apresentaram o projeto ao Governo do Amazonas.

Um dos avanços na área é o Plano Estadual de Bioeconomia, iniciativa inédita coordenada pela Sedecti. O plano está em fase de escuta ativa nos 62 municípios amazonenses e será apresentado na COP30, em Belém. A proposta é construir uma estratégia que considere as especificidades de cada território, com foco no fortalecimento de cadeias locais e valorização dos saberes tradicionais.

Entre as ações de bioeconomia já em andamento, o governador citou o fortalecimento da meliponicultura, o projeto piloto do curauá em Novo Remanso, o apoio a manejos sustentáveis de pirarucu, jacaré, quelônios, madeira e produtos não madeireiros, além de programas de REDD+ e ações voltadas para os povos indígenas e comunidades tradicionais.