A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está em alerta máximo. O estoque de sangue caiu drasticamente após o feriado da Pátria, colocando em risco a realização de cirurgias, tratamentos de câncer e atendimento a vítimas de acidentes.
Diariamente, são necessárias 250 doações de sangue para manter o estoque seguro. Atualmente, o hemocentro está com 60% do estoque necessário para atender a demanda.
Leia mais:
Águas de Manaus é notificada após deixar moradores sem água por 72 horas
VÍDEO: grave acidente entre micro-ônibus e moto deixa dois mortos em Manaus
A diminuição no fluxo de doadores de sangue começou nos dias anteriores ao feriado, isso porque muitas pessoas aproveitam a data para viajarem, o que gera um esvaziamento no setor de coleta.
Para doar sangue, basta ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e com documento de identidade oficial com foto (CIN, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho). O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, 4397, Chapada.
Com informações da assessoria