O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, foi entrevistado hoje, 17, no programa Fiscaliza Geral, na Rede Onda Digital. Ele falou sobre as atividades da secretaria para melhorar a segurança pública em Manaus.
Fontes disse:
“O combate à criminalidade é hoje uma das maiores demandas da sociedade, não só de Manaus, mas de todas as capitais. Hoje, as guardas municipais são forças de segurança de acordo com previsão da Constituição, e podem atuar fazendo rondas ostensivas, prender em flagrante… Agora, elas já têm previsão de usar arma de fogo e atuar em várias frentes na segurança municipal.
Éramos uma das quatro capitais sem guarda municipal armada. Agora, mediante acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, desde 2022 já temos a autorização. Situações como as de facção pondo fogo na cidade, agora são mais difíceis de acontecer. Nossa guarda tem também armamento não letal, arma de choque, e fazemos treinamentos para fazer o escalonamento da força”.
Ele falou também sobre os projetos sociais da secretaria, a serem implementados em breve:
“Estamos trabalhando com o pessoal do esporte, e nosso primeiro projeto será de ensinar adultos a andar de bicicleta. Depois teremos escolas de judô, de jiu-jitsu… Precisamos nos integrar à sociedade, e nos tornarmos cada vez mais queridos pelas pessoas”.
O secretário também falou sobre previsão de concurso público para aumentar o efetivo da guarda municipal:
“Estamos trabalhando em edital, para ser divulgado nos próximos meses. Queremos fazer a prova ainda esse ano, e dar início aos cursos de formação no ano que vem. Somos apenas 384 na guarda municipal, então precisamos com urgência aumentar o nosso efetivo. Os novos que entrarem, já vão ser todos armados. Optamos por não obrigar o guarda mais antigo a usar arma, porque não foi o sistema no qual ele entrou. Os que usam hoje, são voluntários. Mas os próximos que vão fazer concurso, vão usar. E estamos preparando um plano de cargos e salários para eles”.
Veja trecho da entrevista abaixo:
A entrevista completa com o secretário Sérgio Fontes pode ser assistida aqui.