A famosa “Esquadrilha da Fumaça” vai rasgar os céus do complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste da capital, no dia 8 de julho, a partir das 16h. O evento marca as comemorações da Força Aérea Brasileira (FAB) para a homenagem aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont, contando com apoio da Prefeitura de Manaus.
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da esquadrilha, já soma mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países.
Em Manaus, a estimativa dos envolvidos na organização do evento é de receber um público de 3 mil pessoas para acompanhar as acrobacias aéreas.
Leia mais:
Jacaré é flagrado na Ponta Negra
Ordem de apresentação dos bois no Festival de Parintins já está definida
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, comentou sobre a realização da apresentação da Esquadrilha. Ele disse:
“Estamos dando o suporte e apoio necessários para essa comemoração em Manaus, para celebrar a grandiosidade e relevância histórica da existência de Dumont, um visionário e obstinado brasileiro”.
Sobre a apresentação:
Toda apresentação da EAD conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução. As missões também podem contar com avião de apoio para o transporte de equipe e material. Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com quase 50 acrobacias.
A “Esquadrilha da Fumaça” já atingiu três recordes mundiais no “Guinness World Records”. O último recorde alcançado aconteceu em 2006, quando 12 aeronaves voaram de dorso (cabeça para baixo) por 30 segundos, percorrendo 3.000 metros. O momento ocorreu na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP)