26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

“Esporte não pode ser instrumento de nenhuma fantasia sexual”, diz secretário da Sedel

Publicado em:

- Anúncio -

“Olha, o esporte não pode ser instrumento de nenhuma fantasia sexual, principalmente nesses projetos sociais dos bairros de Manaus ou do interior do estado, nem ninguém pode usar o esporte como instrumento de abuso sexual”, declarou o Secretário de Desporto e Lazer do Amazonas (Sedel), Jorge Elias, em entrevista à Rede Tiradentes.

O secretário foi questionado sobre como minimizar ou combater o assédio sexual no esporte. O caso citado na entrevista foi de um professor de vôlei, de 40 anos, flagrado abusando sexualmente um adolescente. Além disso, foi comentada a ação integrada da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para combater esse tipo de crime.

Sobre isso, o secretário ainda completou que o Governo do Estado juntamente com a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), lançaram uma lei que condena e proíbe quem comente o assédio sexual.

A lei em específico se trata da nº 6.573/2023, de autoria do deputado Roberto Cidade (UB), e estabelece protocolos de prevenção e combate ao assédio e abuso infantil em clubes e academias esportivas. A lei prevê penalidades para clubes e academias que descumprirem as diretrizes.

“O governo, junto com a Assembleia Legislativa, lançaram uma lei que justamente condena, proíbe e hoje nós temos todo um arcabouço de pessoas para receber recursos públicos, precisam apresentar uma série de documentos. Nós temos hoje toda uma rede de denúncia, principalmente no número 100, que isso mostra que o abuso sexual no esporte é inconcebível e, se tiver o abuso, tem que denunciar. Porque não é só abuso, também o assédio. Ele tem acabado com muitas crianças, principalmente essas crianças que sonham em ser atletas, elas acabam sendo um refém desses homens que usam o esporte para a sua fantasia sexual”, pontuou o secretário.


Saiba mais: 

Rio Negro chega a nível estável em Manaus, mas vazante segue preocupando no interior

Isabelle Nogueira promove o ‘Festival da Cunhã’ para 2025 em Manaus


 

APP contra o Assédio Sexual no Esporte 

Em relação ao aplicativo, anunciado pelo Governo do Amazonas, para combater o assédio sexual no esporte, Jorge afirmou que ainda está em fase de desenvolvimento final aprimorando estudos para enfim ser lançado.

“A Secretaria de Segurança, juntamente com a Sedel, está finalizando essa parte do estudo, mas nós temos o nosso escanar direto, que é a ouvidoria da SEDEL e também o canal. Esse currículo de informações. Desde o lançamento até agora, nós tivemos praticamente zero caso. Claro que teve aquele problema com aquele professor Jiu-Jitsu que os países denunciaram e a Polícia Civil também já criou uma série de protocolos para fortalecer também essa rede de proteção para nossas crianças e adolescentes”, explicou.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital
Fucapi
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
- Anúncio -