A equipe Urutau AeroDesign, projeto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), alcançou a 3ª colocação na categoria Advanced da competição nacional SAE Brasil AeroDesign 2024, realizada em São José dos Campos, São Paulo. A modalidade disputada requer o desenvolvimento de uma aeronave com capacidade de carga e precisão de voo, visando o cumprimento de missões estratégicas que, neste ano, foram transporte de carga e transporte de uma aeronave secundária.
A conquista, que é inédita, faz parte de um trabalho de cinco anos de reestruturação e aprimoramento, e reflete o esforço coletivo de seus integrantes, que vêm trabalhando para elevar o nível da engenharia AeroDesign no estado.
Leia mais:
UEA apresenta iniciativas científicas na Expo Amazônia Bio&TIC
Equipe de pesquisadores da UEA indica contaminação por mercúrio em peixes do rio Madeira
O projeto foi criado por professores e alunos de diversos cursos de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Claudio Kieling e do capitão da equipe, o aluno de engenharia mecânica Caio Dias Filho.
Parte da preparação contou com o transporte da aeronave e dos equipamentos, demandando um planejamento detalhado e soluções criativas para garantir a integridade dos materiais e a pontualidade.
O Urutau Aerodesign é um projeto de pesquisa e extensão da UEA fundado em 2013 com a missão de potencializar os estudos em engenharia aeronáutica no Amazonas, desenvolvendo, profissionalmente, alunos de graduação em engenharia. A equipe do projeto participou da maior competição de aerodesign da América Latina, a SAE Brasil Aerodesign, sendo o maior projeto da modalidade na região Norte.